Conexão Xalingo – Blog

Maio Amarelo Kids

post04

Atualmente, o Brasil ocupa o 5º posto entre os países recordistas em mortes no trânsito. Para conscientizar ainda mais os cidadãos sobre os cuidados necessários, é preciso que o assunto seja abordado desde cedo. E nada melhor quando a conscientização acontece brincando.

O Observatório Nacional de Segurança Viária e a empresa ZOOM (que atua no segmento de robótica educacional), lançaram o game e concurso cultural Maio Amarelo Kids, que premiará alunos e escolas de todo o Brasil. A iniciativa propõe que alunos do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental aprendam sobre o trânsito através de um jogo que reproduz o mapa virtual de uma cidade e, há cada semana, as crianças recebem desafios relacionados ao tema mobilidade urbana. Para pontuar, elas precisam analisar situações cotidianas, tanto na condição de pedestre como na de passageiro.

Aliadas aos desafios, outras ações podem aumentar a pontuação dentro do jogo, como incentivar que os responsáveis vejam animações formativas sobre educação no trânsito. Para habilitar o jogo, é necessário que um adulto também se cadastre na plataforma. “Cada desafio que a criança passa, o pai recebe um vídeo que aborda assuntos como beber e dirigir, usar aparelho móvel no trânsito e parar em fila dupla. Nossa ideia é construir uma cadeia de pessoas pensando em segurança no trânsito”, explica Cacá Monteiro, articuladora da iniciativa na ZOOM.

Os pontos que são somados pelos alunos e responsáveis também somam no placar das escolas, que podem se cadastrar para o desafio e realizar atividades adicionais. O game está disponível para PC, tablets e smartphones com Android. Mais informações: https://maioamarelokids.org.br.

Créditos da imagem: divulgação

Fonte:
http://porvir.org/jogo-engaja-alunos-em-educacao-para-o-transito/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *