Conexão Xalingo – Blog

As tendências de inovação para a educação

post01

Algumas destas tendências já tornaram-se realidade, outras têm tudo para acontecerem. Confira 3 tendências que prometem inovar a educação:

1) Mobile Learning

O mobile learning é uma modalidade relativamente nova de ensino que possibilita a estudantes e professores o aprendizado através da criação de novos ambientes à distância. Dispositivos móveis com acesso à internet, como laptops, smartphones e tablets são as ferramentas para aprendizado, propiciando utilizar metodologias como videoaulas (gravadas em estúdio, com curta duração), aplicativos (com questionários interativos e conteúdos multimídia), livros digitais (em PDF ou não), cursos e-learning (treinamentos específicos), redes sociais acadêmicas (interação entre usuários), entre outros.

2) Storytelling no EAD

A técnica de storytelling possibilita trabalhar determinado tema utilizando recursos como cenas do cotidiano, imagens, vídeos, trilha sonora, infográficos e textos atraentes. A arte de contar histórias nas práticas de educação à distância tem tido efeito positivo entre os alunos. As histórias devem ser planejadas, sistematizadas e em total sintonia com o tema em questão. Além da voz que narra, que deve levar em conta uma entonação própria, itens como a criação de personagens conectados aos alunos e uma narrativa com começo, meio e fim, fazem do storytelling uma referência em termos de inovação no ensino.

3) Ensino Híbrido

O ensino híbrido tem a premissa em transformar o professor em aluno e o aluno em professor. Sua ideia central é fornecer aos alunos um material digital antecipado sobre a aula para que ele estude. Para a sala de aula fica a missão de ser um espaço para tirar dúvidas e o professor intervir apenas no sentido de propor projetos interdisciplinares. Além de gerar maior interação dos estudantes, é uma forma de fazê-los aprender a matéria de forma leve e divertida.

E você, professor: o que acha dessas inovações? Tem outras dicas de inovações na educação? Então comente abaixo!

Fonte:
http://www.gennera.com.br/blog/inovacao-na-educacao-tendencias-que-voce-deve-conferir/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *