Conexão Xalingo – Blog

Um robô que coloca o trânsito em ordem

post02

A tecnologia também pode ser forte aliada na hora de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da faixa de segurança. Foi no que apostou o professor de lógica de programação, Raniere Cândido, que dá aula no Colégio Paraíso, em Juazeiro do Norte/CE.

Aproveitando o Maio Amarelo (movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito), que no Brasil é mobilizado pelo Denatran, seus alunos desenvolveram um projeto de educação que envolve programação. Para isso, eles utilizaram plataforma Micro:bit, miniplaca programável, e desenvolveram um robô com letreiro digital que exibe mensagens a pedestres e motoristas.

A ideia partiu após perceberem que, no horário de entrada e saída da escola, muitos pais paravam o carro em cima da faixa de pedestre, mesmo sabendo que isso era errado. Então os alunos tiveram a ideia de montar o Agente:bit, um robô que conscientiza o cidadão a respeitar as leis de trânsito. O primeiro protótipo foi um robô com letreiro digital que, quando alguém estaciona no local proibido, exibe a mensagem: libere a faixa.

Na construção do corpo do robô, os alunos aplicaram conceitos de sustentabilidade e reutilizaram materiais, como papelão e tinta guache. Após a conclusão do protótipo, ele foi para a frente da escola, ao lado da faixa de segurança. O resultado impactou os pais, que automaticamente saem da faixa, dão uma volta no quarteirão e procuram um lugar para estacionar. E isso também vale para os pedestres, que quando passaram a olhar para o robô e ler a mensagem, também começaram a respeitar e sair discretamente.

Créditos da foto: http://cparaiso.com.br

Fonte:
http://porvir.org/alunos-montam-robo-para-fiscalizar-o-transito-em-frente-escola/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *