Conexão Xalingo – Blog

Habilidades essenciais às crianças

post04

Agir somente depois de pensar nas consequências de tal ato, foco no que se realiza, ser flexíveis e receptivo a novas ideias, e ter a capacidade de controlar sua emoções. Tudo isso são consideradas habilidades essenciais para a vida adulta e devem ser aprendidas desde cedo, segundo pesquisas científicas.

O Center on the Developing Child, que fica em Harvard, estuda o desenvolvimento infantil e preparou um guia para ensinar pais, professores e cuidadores a estimularem, em crianças de todas as idades, essas que são chamadas de funções executivas – ou de “habilidades para a vida”. E para vocês trazemos algumas dicas de atividades para crianças de 5 a 7 anos e também para as de 7 a 12 anos, segundo o guia. Confira:

5 a 7 anos

Jogos com regras e desafios crescentes ajudam as crianças a exercitarem a atenção, o foco, a memória operacional, a cooperação e o autocontrole. Utilize jogos que desafiem (mas não em excesso). Estimule jogos de tabuleiro, cartas e estratégia, como damas e batalha naval.

Esportes e jogos que exijam organização, coordenação e exercícios aeróbicos, como futebol, ajudam a melhor a atenção. Já atividades como ioga e tae kwon do exercitam o foco, a atenção e o controle das ações. Já ações mais silenciosas, como caça-palavras, quebra-cabeças e livros de atividades ajudam a exercitar a resolução de problemas, a autonomia e a reflexão.

7 a 12 anos

Nesse período da vida das crianças, aumenta-se a complexidade das atividades e se estimula as que envolvam regras, movimentos, flexibilidade e atenção seletiva.

Sudoku, palavras-cruzadas e cubo mágico são exemplos que desafiam o cérebro e estimulam a memória operacional. Esportes organizados, instrumentos musicais e aulas de dança ajudam a praticar diversos aspectos das funções executivas. Pular corda, com todas as suas variações, exige prática e foco. Aulas de música ou corais estimulam a seguir ritmos e desenvolver coordenação.

Fonte:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/como-usar-brincadeiras-para-ensinar-habilidades-essenciais-a-criancas-segundo-harvard.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *