Conexão Xalingo – Blog

Matemática e suas possibilidades em nosso dia a dia

post03

A matemática, muitas pessoas podem até não perceber, mas é possível encontrar conceitos dessa disciplina em todos os tipos de invenção e em seu dia a dia. Do celular aos sistemas de gestão, a Matemática está presente.

Quer exemplos? O Netflix, Spotify e o Facebook. Eles são regidos por algoritmos que “adivinham” o que queremos ver e ouvir, e para alcançar tal precisão, essas plataformas são baseadas em equações e cálculos de probabilidade. Essas contas podem incluir seus gostos, idade e até círculos sociais. Felipe, que é coordenador da pós-graduação em Ensino de Matemática PED BRASIL, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), lembra como as ciências da computação e linguagens de programação só são possíveis por causa da disciplina: “Há equações matemáticas que comandam todos os sistemas de algoritmos. Quem compreende esses programas entende a Matemática. O conhecimento é operativo. São vários caminhos possíveis, mas geralmente envolvem cálculos de probabilidade e raciocínio lógico.”.

E sabe o Google, que todos nós utilizamos para fazer buscas das mais diversas, como receitas de bolos e planos de aula? Ele utiliza uma combinação de análise de dados e aplicação de fórmulas matemáticas. Segundo Rocelo Lopes, CEO da CoinBR, plataforma de bitcoin e outras moedas digitais, “esses cálculos vão ser cada vez mais usados para identificar, por exemplo, um termo comum mais buscado e preparar respostas de forma rápida. Se alguém digitar “vermelho”, o serviço vai entender se você busca um carro vermelho ou um vestido dessa cor, com base no seu perfil.

Fontes:
https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/guiaenem/como-matematica-esta-por-tras-das-grandes-inovacoes-22570810

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *