Conexão Xalingo – Blog

Uma recuperação que nem Newton colocaria defeito

post02

Como ferramenta avaliativa de recuperação de Física, a professora Raquel Rodrigues Dias, do Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu/PR, propôs uma atividade diferente aos seus alunos: criar uma embalagem resistente a quedas, para proteger um ovo cru de uma queda de até cinco metros.

Segundo Raquel, a atividade foi adaptada de um artigo que funcionou em condições parecida. Para realiza-la, a professora dividiu os alunos em grupos de até 5 participantes. Através de materiais reutilizados, os estudantes deveriam propor uma embalagem resistente a quedas, onde a mesma seria solta de altura aproximada de cinco metros. Quando a embalagem atingir o solo, o ovo deveria estar intacto. Após, foram apresentadas as instruções, e o sistema de avaliação continha um relatório técnico simplificado, em que o grupo devia explicar, inclusive demonstrar por cálculos, o sucesso ou não de seu protótipo, afim de integrar teoria e prática.

Os testes foram realizados nas casas dos estudantes durantes suas férias e a apresentação foi realizada no colégio, que possui estrutura com dois pisos, onde foi medida a altura para os protótipos serem lançados. A atividade foi foi aplicada com uma turma de primeiro ano do ensino médio e com outra de nível técnico em administração. Ao fim, o relatório entregue amarrava muito bem todas as fases, a ideia por trás de cada protótipo e, claro, a ligação com as leis de Newton. Para fechar a atividade, foi solicitado aos estudantes que fizessem uma análise da mesma e que relatassem o que deu certo e errado, o que poderiam ter melhorado e ainda que avaliassem o trabalho do colegas fazendo as mesmas considerações.

Segundo Raquel, o resultado surpreendeu: “O resultado foi fantástico! Os estudantes tiveram muita clareza das falhas e acertos em seus projetos, conseguiram fazer críticas construtivas aos trabalhos dos colegas e avaliar pelo trabalho realizado sem influências interpessoais, de modo que foram muito éticos e reconheceram a importância do trabalho em equipe, além de que, pediram mais desafios como este.”.

Tem um projeto legal e que deu muito certo com os seus alunos? Então comente abaixo, pois queremos conhecê-lo!

Fonte:
http://porvir.org/professora-troca-prova-de-recuperacao-de-fisica-por-desafio/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *