Conexão Xalingo – Blog

Filosofia na TV

post02

A filosofia nem sempre é bem vista pelos estudantes. Há grande número de alunos que não encontram fim prático e contribuição para a sua formação.

Mas na Escola Estadual João XXIII, localizada na cidade de Ipatinga, interior de Minas Gerais, uma experiência tem transformado as aulas do professor Uanderson de Jesus Menezes, e proporcionado mais interesse dos alunos, diminuindo reprovações e evasões escolares. O Projeto TV Filosofia criado por ele, tem programas que falam um pouco sobre a filosofia grega, através do programa “Domingão do Platão”, programas para torcer para um dos competidores dos “Pensadores Vorazes”, ou então entrar em uma história em quadrinhos no episódio de “O mundo sem filosofia”, entender um pouco mais sobre Freud e se aventurar com “Alice no país da loucura” , refletir sobre moral e ética através do episódio de “Em Família”, acompanhar as entrevistas de políticos da cidade e de pessoas comuns falando sobre diversos temas no “Jornal Filosofia da Política” ou atualizar a alegoria da caverna de Platão assistindo ao curta-metragem “A mente do acorrentado”.

O projeto ajudou a levar filosofia para onde os alunos estavam: redes sociais, canais de vídeos, mesmo que poucos deles utilizassem essas ferramentas para estudo. Da pesquisa de temas, passando pela elaboração dos trabalhos até a apresentação final, inúmeras são as contribuições que os educandos obtêm em sua formação humana e intelectual. O trabalho foi fácil de aplicar e pôde ser levado para outras realidades educacionais. Como atividade central do trabalho os alunos deveriam criar um vídeo criativo sobre filosofia, incluindo temas, conceitos e discussões realizadas em sala de aula. Este vídeo deveria ser no formato de um mini programa de TV.

O trabalho ajudou a construir um acervo que pode ser usado durante as aulas como material didático em diversas outras realidades educacionais. Com autorização dos grupos, os vídeos foram divulgados no canal da disciplina no YouTube e podem ser acessados pelos alunos e comunidade escolar a qualquer momento. Através do projeto, os alunos se tornaram verdadeiros construtores do conhecimento.

Fonte:
http://porvir.org/alunos-criam-domingao-do-platao-para-discutir-filosofia-em-canal-do-youtube/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *