Conexão Xalingo – Blog

A tecnologia continua invadindo a sala de aula

post03

Seguindo o que vem acontecendo em todo o mundo, a tecnologia está cada vez mais dentro das salas de aulas das escolas de Cascavel/PR. Somente em 2017 foram investidos R$ 1,4 milhão nessa área e a expectativa é garantir a compra de novos equipamentos para o atendimento de crianças.

Desde a pré-escola as crianças têm acesso ao laboratório de informática educacional e a partir do 1º ano, passam a ter aulas uma vez na semana. “As aulas de informática educacional no período regular abordam os conteúdos de informática instrumental e matemática, sempre pela perspectiva do uso da tecnologia”, explica a Secretaria de Educação. A informática também tem contribuição no desenvolvimento do raciocínio lógico matemática.

Uma das novidades será o projeto de informática em contraturno. Segundo a Secretaria de Educação, a utilização da tecnologia será abordada por meio de projetos que envolvam edição de vídeos, fotografia, criação e edição de músicas, ciências, publicação de jornal da escola e jogos. “Nas atividades em contraturno o objetivo é promover a autonomia, o protagonismo, o trabalho coletivo, a inovação, e elevar o aluno da condição de consumidor de tecnologia para a condição de criador de tecnologia”, ressalta a Secretaria de Educação.

Já as aulas de robótica educacional serão realizadas inicialmente em oito escolas da rede municipal. Também haverá oportunidade de crianças participarem do projeto em período contratuno assim como já ocorre na Escola Municipal Aloys João Mann, a primeira a contar com a iniciativa. “Estou há dois anos no projeto e o que eu mais gosto no computador é programação e já consegui terminar um robô que se movimenta sozinho”, conta um aluno do 5º ano. Outra colega da turma segue os primeiros passos dessa experiência. “Comecei neste ano, mas estou adorando e já consegui montar um brinquedo que chama chapé mexicano”, diz ela.

Fonte: https://www.oparana.com.br/noticia/acesso-a-tecnologia-facilita-vida-de-estudantes-da-rede-municipal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *