Conexão Xalingo – Blog

Talk Show Literário

post01

Para discutir democracia em sala de aula, uma turma da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, em Macapá/AP, criou espécie de talk show literário.

A ideia surgiu após haver conhecimento do 9º Concurso de Desenho e Redação promovido pela CGU (Controladoria-Geral da União) com o tema “Todo dia é dia de cidadania”. Foram realizadas três grandes ações em língua portuguesa e literatura para os alunos: talk show literário e histórico, produção da redação e a eleição da redação representante da nossa escola. Segundo a professora Nilva Oliveira dos Santos, em todas as ações “percebemos grande envolvimento das turmas, além de melhora significativa na qualidade textual com maior argumentatividade e construção de leitores reais, melhor interação na turma e sentimento de pertencimento ao ambiente escolar. […]”.

No começo foi trabalhado o período literário pré-modernismo, cujo contexto histórico social incluía as guerras de Canudos e do Contestado, as revoltas da Chibata, da Armada e da Vacina, além das grandes greves operárias no início do século 20. A partir daí surgiu a ação de talk show literário e histórico, consistindo em parodiar os programas televisivos noturnos de entrevistas. Nesta ação, os estudantes montaram seu “programa” com o entrevistador e entrevistado previamente selecionado.

Após, os estudantes receberam as primeiras orientações sobre texto dissertativo, tipos de argumentos e parágrafos. Em seguida, foi solicitado que fizessem uma redação em que poderiam apresentar a concepção de cidadania e formação de cidadão. Essas produções apresentavam diversos problemas como clichês cidadania/eleição, ausência do leitor imaginário para o texto além da professora, dissociação com outras áreas do saber etc. Então Nilva aproveitou o período de férias para, segundo ela, “dar o devido distanciamento temporal do texto e propor que o retorno para a reescrita encontrasse neles não mais um escritor, mas um leitor real do próprio texto”.

Com a finalização dos textos, houve um processo de votação. A escolha da metodologia levou em consideração a própria temática do concurso, de modo que houvesse maior protagonismo, envolvimento e sentimento de pertencimento por parte dos estudantes do ambiente escolar.

Fonte:
http://porvir.org/estudantes-lancam-talk-show-literario-para-discutir-democracia-em-sala-de-aula/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *