Conexão Xalingo – Blog

A leitura que supera desafios

post03

O desemprego não tirou do professor Luiz Carlos a vontade e a paixão de ensinar. A calçada de uma rua sem pavimentação é o local escolhido por Luiz para ensinar literatura a crianças de um dos mais carentes bairros da capital de Sergipe.
A “sala de aula” não tem cadeiras, mas as crianças acomodam-se no chão e vencem o que poderia ser a primeira barreira para se aproximarem dos livros. As aulas acontecem uma vez por semana e com elas, os pequenos podem desvendar o conteúdo literário que o professor traz em uma sacola. Quando não está sendo utilizado, o material de apoio fica exposto em um varal, à espera do próximo interessado.

O mês de novembro de 2017 foi o início do trabalho voluntário, após Luiz participar de um workshop literário. Desde o início do projeto, 12 crianças já participaram das atividades enquanto seus pais estão trabalhando. Luiz diz que a “educação é o meio de transformação sócio- cultural para a vida de cada uma dessas crianças levando respeito, dignidade, conhecimento e independência financeira”.

A escritora e coordenadora do Projeto Lê Campo/SE, Jeane Caldas, conheceu o trabalho do professor, e se apaixonou pela causa. “Ele sempre fez este trabalho, mas agora as ações de leitura foram intensificadas, porque conseguimos que fizesse parte do projeto Rede Ler e Compartilhar e Eu Leio, que fazem parte do programa nacional de incentivo à leitura. O programa disponibiliza sacolas circulantes com 30 livros e oferece formação continuada para os professores e mediadores de leitura, mas não paga nada por esse trabalho. Entrei na parceria por meio da Secretaria de Estado de Educação”, conta.

Você também participa de um projeto voluntário que leva mais educação a crianças carentes? Conte pra gente!

Fonte: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/professor-desempregado-leva-literatura-a-criancas-carentes-de-aracaju.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *