Conexão Xalingo – Blog

Tecnologia ganha cada vez mais adesão em sala de aula

post02

A utilização da tecnologia em sala de aula só aumenta em todo Brasil. E isso bate com o resultado encontrado pela TIC Kids, que aponta que 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos tem acesso e utiliza a internet. Mas o que os professores têm pensado sobre isso?

Segundo pesquisa realizada pela DataFolha, mais de 95% dos professores acreditam que o uso da tecnologia ajuda a ampliar suas habilidades de sua profissão, e 94% entendem que a tecnologia os ajuda a incorporar novos métodos de trabalho. Já em outro estudo encomendado pela Fundação Lemann, foram avaliados os impactos causados pela utilização da ferramenta em sala de aula. Segundo os dados, 79,49% dos lecionadores de ensino fundamental ou médio que utilizaram a plataforma DreamShaper, se abriram a novas experiências e começaram pesquisas sobre novidades em sala de aula. Já no ensino superior, o número vai para 82,46%.

Para o CEO da DreamShaper, João Borges, o uso de tecnologia nas salas de aula é inevitável e só tende a crescer: “Hoje os jovens já crescem conectados, estamos lidando com um novo perfil de aluno. É preciso se adaptar às suas necessidades e oferecer novas ferramentas de estudo, que além de trazer inovação para a escola, possam aliar o aprendizado com seus objetivos pessoais”, aponta Borges. Na mesma pesquisa da Fundação Lemann, foi possível apontar que os professores que utilizam a plataforma DreamShaper tiveram uma melhora de 66,67% em suas relações com os alunos de ensino fundamental, e 62,28% no ensino superior. “Além de promover uma nova forma de aprendizado para os alunos, as ferramentas educacionais devem priorizar a didática do professor sem interferir em seu formato de aula, sendo um aliado no ensino do dia a dia. Isso pode aproximar os alunos dos professores e proporcionar uma relação de melhor entendimento, beneficiando ambos os lados”, analisa Borges.

Fonte:
http://www.acritica.net/noticias/uso-de-tecnologia-em-sala-de-aula-melhora-relacao-entre-aluno-e/282376/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *