Conexão Xalingo – Blog

Curso ensina sobre os jogos

post03

Os jogos e a gamificação são recursos cada vez mais utilizados em sala de aula. E para os educadores que buscam se desenvolver nessa metodologia, existe o curso online TeacherQuest, facilitado por um instrutor brasileiro que passou pelo programa internacional do Institute of Play instituição que apoia a construção de currículos ao colocar educadores como designers de aprendizagem.

O objetivo do curso é permitir que o professor saia capacitado a “colorir” partes do conteúdo em que alunos se sentem entediados ou enfrentam dificuldade para assimilar. “O jogo passa a ser uma linguagem para o professor, que precisa saber qual é o melhor momento de aplicar a metodologia”, diz. Com 16 horas distribuídas ao longo de oito aulas, os educadores e interessados no assunto terão contato com princípios de design timing, estratégias baseadas em jogos para aumentar o engajamento dos estudantes e desenvolver competências para o século 21, como colaboração, empatia e comunicação nos estudantes.

No programa do curso estão previstas aulas sobre modificação de jogos famosos, análise de jogos de aprendizado, desenvolvimento de jogos e outros. “É um curso bem mão na massa. Na primeira metade, o conteúdo tem um peso maior, apesar de já existir algum desafio de design. A segunda metade traz rodadas de criação de projeto, interação, prototipação e sessões de troca entre os participantes que estão acompanhando as aulas ao vivo e o facilitador. Durante a sessão online, os educadores podem trabalhar em grupo e jogar. Vai haver bastante interação”, descreve o organizador do curso. De acordo com Seara, quem não puder acompanhar a aula ao vivo pode acessar o conteúdo gravado quando desejar e postar suas atividades no fórum.

Saiba mais sobre o curso, aqui.

Fonte: http://porvir.org/novo-curso-online-mostra-como-usar-jogos-para-ensinar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *