Conexão Xalingo – Blog

Aprendizagem Criativa

post02

Cerca de 50 professores de escolas municipais de São Bernardo/SP, participaram do 2º Festival de Invenção e Criatividade (FIC Maker), que aconteceu entre os dias 13 e 15 de março. No evento, a ideia foi levar soluções inovadoras que tornem o aprendizado mais colaborativo e lúdico.

A professora Verônica Gomes dos Santos, da EMEB Neusa Acelero Callado Moraes, na Vila Euro, ministrou uma das oficinas no FIC Maker, explicando como a aprendizagem criativa contribui com o desenvolvimento dos alunos: “A aprendizagem flui de forma horizontal. O aluno está à frente do processo, mas isso não significa que o professor perde a sua função de ensinar. Diferentemente das aulas convencionais, nas quais os alunos são receptores do conhecimento que o docente traz à sala de aula, o estudante é o protagonista de seu aprendizado, somando às suas vivências. Como eles colocam a mão na massa, o que foi aprendido não será esquecido e o professor torna-se um orientador nessa evolução”, disse.

Nas escolas da cidade são realizados projetos com os alunos, que envolvem programação, e desenvolvimento de brinquedos e projetos diversos, tanto nos laboratórios de informática como na sala de aula para apoio às disciplinas. Algumas das ferramentas utilizadas são materiais recicláveis, robótica e o Scratch, linguagem de programação em blocos desenvolvida pelo MIT criado especialmente para crianças, permitindo a criação de animações, histórias interativas ou jogos em navegador. Além de atender os alunos do Ensino Fundamental, a ação será ampliada para os alunos da Educação Infantil (Pré-Escola).

Fonte:
http://www.abcdoabc.com.br/sao-bernardo/noticia/professores-compartilham-boas-praticas-aprendizagem-criativa-evento-62403

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *