Conexão Xalingo – Blog

As narrativas em sala de aula

post01

Storytelling é uma conhecida ferramenta utilizada na Publicidade, onde se contam histórias que engajam, utilizando muitas vezes, recursos audiovisuais. Através dele é possível compartilhar ideias, conhecimento e muito interesses. Mas, além das vendas, ele pode ser um forte aliado para a educação.

Isso porque uma boa narrativa conecta pontos, costura ideias, ações, temas e personagens de uma forma mais atraente, unindo assim a razão e a emoção. Contar histórias envolve pensamentos, emoções e imaginação ao mesmo tempo e, como ouvintes, acabamos participando do que está sendo contado, mergulhando no enredo e reagindo a ele. Essa experiência pode envolver as matérias em sala de aula: matemática, português, geografia, química… Enfim: todas elas. Conforme a neurociência já mostrou, a familiaridade do padrão narrativo, por estar envolvido a experiências emocionais no começo de nossas vidas, auxilia na memorização e compreensão dos fatos.

Assim, a narrativa (ou storytelling, como é conhecida atualmente) é parte da vida humana desde o começo da história, sendo uma prática educativa ancestral mas altamente efetiva, transmitindo cultura, conhecimento, valores éticos e morais de geração para geração. Trazê-la para dentro da sala de aula (como já vimos em diversos outros exemplos aqui no Conexão Xalingo) pode ser uma forte ferramenta para engajamento dos alunos.

E você: tem utilizado histórias dentro de sala de aula? Conte pra nós, comentando abaixo!

Fontes:
http://educacao.estadao.com.br/blogs/ana-maria-diniz/storytelling-na-educacao-o-poder-de-uma-historia-bem-contada
https://novaescolademarketing.com.br/marketing/o-que-e-storytelling

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *