Conexão Xalingo – Blog

Dados sobre a tecnologia na educação

post02-wp

De acordo com a última TIC Educação, quando a tecnologia está presente em sala de aula, 94% dos professores concordam que podem acessar materiais mais diversificados ou de melhor qualidade. O uso da tecnologia também ajuda a aproximar a escola dos interesses dos estudantes. Entre aqueles ouvidos durante a primeira fase da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”, 27% afirmaram que desejam usar a tecnologia para aprender mais.

Porém, a infraestrutura das escolas brasileiras, continua ainda precária. Segundo dados do Censo Escolar, embora as escolas do ensino médio aparentemente tenham avançado em direção à universalização do acesso à internet, 38% das escolas de anos iniciais e 20,5% das escolas de anos finais ainda estão desconectadas. Quando o assunto é velocidade, um estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil também indica que 45% das escolas públicas ainda não ultrapassaram 4 Mega.

Para que ocorram mudanças nesse cenário, organizações sociais e iniciativas da sociedade civil podem se mobilizar e cobrar por mais conexão das escolas. Em 2015, uma campanha realizada pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Inspirare, o Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS) e a rede Nossas Cidades, incentivou instituições de ensino de todo país a testarem sua conexão e se juntarem ao movimento que pedia 10 MEGA em todas escolas brasileiras.

Fonte:
http://porvir.org/6-respostas-inovadoras-para-desafios-apontados-no-censo-escolar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *