Conexão Xalingo – Blog

Dicas para estimular a criatividade nos alunos

post01

A criatividade é (e cada vez mais será) uma das habilidades mais importantes na vida das crianças. Para muitos, ser criativo é uma tarefa difícil, mas saiba que é possível estimular a criatividade nas crianças e sem sofrimento. Para isso, trazemos o exemplo de 3 matérias que apontam estratégias e caminhos para despertar a criatividade dos alunos. Confira:

1) Educação Artística
Segundo o estudo Buenos Días Creatividad (Bom Dia Criatividade, em tradução livre), que foi realizado pela Fundação Botín, da Espanha, a educação artística ajuda a elevar em 17% as possibilidades de uma criança ingressar no ensino superior. Além do desempenho escolar aumentar, as artes criam espaço para que as crianças possam se expressar de forma criativa.

2) Jogos
Segundo pesquisadores, os jogos preparam os estudantes para situações ao longo da vida, trabalhando questões éticas, por exemplo. Com ou sem a presença de tecnologia, eles criam situações em que as crianças e adolescentes devem encontrar respostas e reflexões a cada rodada.

3) Experiências Musicais
A música também ajuda no despertar da criatividade, principalmente quando as crianças podem explorar diferentes sons e construir novos instrumentos. Com essa estratégia, elas mergulham em um universo lúdico cheio de possibilidades.

Fonte:
http://porvir.org/5-caminhos-para-estimular-a-criatividade/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *