Conexão Xalingo – Blog

Uma grande notícia para o Brasil

post03

Como se nos tornássemos hexacampeões mundiais, temos um outro grande motivo para comemorar: o Brasil ingressou no Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), o mais alto patamar em nível de pesquisas e conhecimento matemático. Agora, nosso país está ao lado de países como Alemanha, Estados Unidos, China e Japão.

Mas o que isso quer significa?

Segundo o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, “com a promoção, teremos mais influência no cenário internacional, inclusive para decidir onde serão investidos os recursos público”. O ingresso no Grupo 5 da IMU leva em conta a capacidade de colaboração internacional do país, a qualidade das pós-graduações e a influência da pesquisa de ponta, medida em publicações. Atualmente, os artigos científicos brasileiros na área representam 2,35% da produção mundial, o dobro de dez anos atrás. O sucesso da Olimpíada Brasileira de Matemática, a maior competição escolar do mundo, também ajudou.

Evolução aos poucos

O Brasil é membro da IMU desde 1954, quando ingressou no Grupo 1, a categoria mais baixa da instituição. Chegou ao Grupo 4 em 2005 e levou treze anos para alcançar o topo.
Que achou desta notícia? E que tal aproveitá-la para sugerir dinâmicas e atividades que incentivem o gosto pela matemática nos alunos? Responda para nós! 😊

Fonte: https://veja.abril.com.br/educacao/o-brasil-no-topo-do-mundo-da-matematica/

      

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *