Conexão Xalingo – Blog

Uma rede social escolar

post02

Já presente em mais de 15 países, a plataforma criada pela empresa francesa OpenDigital é aberta a todos os integrantes da comunidade escolar, desde alunos, professores, familiares, gestores aos demais funcionários da escola.
Ela recebe o nome de ONE, no ensino fundamental, e NEO, quando o usuário já está no ensino médio, podendo ser acessado tanto em dispositivos móveis quanto pelo computador. A rede social tem diversos recursos, como caderno digital, wiki, calendário, criador de mapa mental, espaço para troca de mensagens e fórum, algo que já está amplamente presentes em outras plataformas, porém seus criadores apostam na flexibilidade e controle por parte do professor e do gestor escolar para engajar alunos e controlar a privacidade.

Aprendizagem colaborativa

Seguindo uma lógica parecida com outra rede social, o Facebook. Mas quem faz a “moderação” dos conteúdos e usuários, são professores e gestores, que podem incluir uma turma equivalente de outra escola no desenvolvimento de projetos em conjunto. Segundo Anaud Albou, presidente-executivo, “nós temos uma escola de Toulouse que trabalha regularmente com outra de Nantes (a 460 km de distância) porque professores compartilham atividades, o que permite aos estudantes conhecerem outros ambientes e o que se passa em outra cidade”, diz Albou. Segundo ele, qualquer educador pode começar com tarefas simples, no nível de sua sala de aula e, pouco a pouco, abrir o projeto para as demais turmas e escolas.
Em produção para blogs, por exemplo, dentro da plataforma francesa, o educador pode dar autonomia para que um determinado aluno administre o projeto enquanto os demais sejam responsáveis pela produção do conteúdo. Paralelamente ao desenvolvimento do projeto, pais podem receber notificações no celular ou tablet com as contribuições e o progresso de seus filhos.

Fonte: http://porvir.org/rede-social-educativa-francesa-conecta-turmas-e-escolas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *