Conexão Xalingo – Blog

Um projeto sobre duas rodas

post01

A experiência “Deu Bike – Um Projeto sobre Mobilidade Urbana” foi uma estratégia da professora Dária Teixeira Passos para apresentar aos seus alunos de ensino fundamental, conceitos de planejamento urbano e os seus impactos no desenvolvimento ambiental, econômico e social.

Para desenvolver o projeto, ela utilizou as ferramentas do Google For Education. Juntamente aos alunos, houve a construção de um mapa de mobilidade urbana mundial e local utilizando o Google Mymaps. Para apresentar informações coletadas, através de gráficos, foi usado o Google Forms. Já, para compilar todas as informações, o Google Plans cumpriu a missão. Aconteceu, também, a produção de vídeos informativos e que incentivavam a utilização de bicicletas como transporte ideal para a realidade local.

Se no início, o projeto tinha como objetivo a produção de um vídeo educativo, com o dinamismo das aulas, a utilização das ferramentas digitais e a proximidade da temática com a realidade local, houve um engajamento dos alunos e, assim, dois grupos de estudantes se uniram para continuar o projeto. Um dos grupos continuou as pesquisas e pôde observar nos gráficos que a bicicleta é vista como o melhor meio de transporte, pelos entrevistados do município. A partir destes insights, surgiu a ideia de construir um mecanismo que carrega o celular através da bicicleta. Sob orientação, adquiriram os materiais necessários e desenvolveram com o auxílio de responsáveis.

O resultado foi parar na feira de ciências da escola, além de ser apresentado e publicado no ICLOC 2017 e inscrito no ICLOC Jovem 2017.

Veja o vídeo e saiba um pouco mais sobre o projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=B0qRpquGwyM

Que achou da ideia? Comente para a gente!

Fonte:
http://porvir.org/estudantes-criam-bicicleta-que-carrega-celular/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *