Conexão Xalingo – Blog

Casateca: uma biblioteca sustentável

post02

Produção e descarte de resíduos, consumo e consumismo, logística reversa. Todos esses assuntos são pilares para o projeto que as professoras Eliane Barreto Maia Santos e Rafaela Batista Santos, do Colégio Nossa Senhora Medianeira, em Curitiba/PR, criaram: a Casateca.

A Casateca é uma biblioteca para toda a escola utilizar como espaço de estudo, descanso e para pegar ou doar livros. Desenvolvida com materiais reciclados, a biblioteca e sua construção, possibilitaram trabalhar a matemática na prática, ao aferir a massa das caixas de leite cheias de resíduos, medir a madeira e construir o quadrado onde as caixas-tijolos seriam encaixadas. Também, para estudar problemas que poderiam ocorrer, como mudança de local da porta para não impedir a abertura de uma das janelas, os estudantes precisaram medir a área de cada placa e das paredes, explorando formas geométricas das placas, os sólidos geométricos formados pela casa e o próprio projeto da casa, que foi elaborado pela mãe de um dos alunos.

Após realizarem pesquisas sobre casas ecológicas, os estudantes acabaram optando por telhado desenvolvido com garrafa pet (para melhor iluminação) e pelo telhado verde (que mantém a casa com temperatura agradável). A atividade ajudou também na reflexão sobre a importância de um projeto assim, para a construção de moradias de baixo custo, uma alternativa sustentável de reaproveitamento de resíduos que levariam centenas de anos para se decompor na natureza. Foram utilizadas 808 caixas de leite, totalizando 161 kg de resíduos (cálculos realizados pelos alunos, após a construção). Para trabalhar o reaproveitamento, os alunos organizados em equipes desenvolveram objetos e móveis para o interior da casa.

Com o nome escolhido em votação pelos alunos, a Casateca é atualmente utilizada por todos alunos do ensino fundamental. Eles auxiliam na manutenção, molham as plantas do jardim e reorganizam a disposição dos móveis. Como é resistente ao sol e à chuva, existirá por muitos anos.

Que achou da ideia? Comente para nós!

Créditos da foto: Arquivo Pessoal / Eliane Barreto Maia Santos

Fontes:
http://porvir.org/alunos-reaproveitam-materiais-para-criar-biblioteca-ecologica-na-escola/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *