Conexão Xalingo – Blog

Um jogo para entender a política

post01

Se há algo que gera discussão em nosso país, sem dúvida é a política. A cada ano de eleição, vemos muitas promessas e poucas realizações após o político ser eleito. Diante disso, surge a plataforma “Cidade em Jogo”, aplicativo gratuito que traz problemas enfrentados no jogo de computador Sim City, mas com questões de cidades brasileiras.

O jogo começa com a classe sendo separada em grupos pequenos e escolhendo o cenário a ser jogado: cidade rural, litorânea ou metrópole e de três áreas prioritárias. Cada aluno é desafiado a decidir o que é melhor para o seu município, com base nos indicadores financeiros, de satisfação popular e de infraestrutura. As decisões tomadas pelos estudantes, impactam diretamente nos índices, possibilitando, posteriormente, debates sobre impostos, transporte, educação, saúde e outros temas, sempre em vista de conteúdos trabalhados nas aulas de biologia, filosofia, matemática, geografia e história. Com a cidade em mãos, os estudantes devem tomar decisões com equilibro, que irão contrapor opiniões pessoais.

Segundo Henrique Krigner, que é analista da Fundação Brava (responsável pelo desenvolvimento do game), “Cidade em Jogo” é recomendado para o ensino médio, pois, por mais que tenha uma linguagem simplificada, aborda termos como tributos, alíquota, sofisticados para séries inferiores.

Veja o vídeo do jogo, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5DfFAgPVcIA

Uma grande ideia para abordar diversos conceitos políticos de forma divertida e dinâmica, não é mesmo?!

Fontes:
http://porvir.org/jogo-coloca-alunos-para-administrar-cidade-e-discutir-politica/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *