Conexão Xalingo – Blog

Cultura geek inspira curtas-metragens escolares

post01

Jayse Antonio da Silva Ferreira é professor de artes visuais na Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, em Itambé/PE, e encontrou uma forma de inserir as preferências dos alunos em projeto audiovisual.

Chamado de “Curta esse Curta”, o projeto estimula que os estudantes criem curtas-metragens baseados em livros e jogos que eles mais gostam, como Harry Potter, Minecraft, LOL (League of Legends), etc. Para dar início à atividade, Jayse fez uma série de pesquisa em sites, livros e revistas que lhe dessem norte sobre o interesse da sua turma. Depois, partiu para as produções cinematográficas, através dos curtas, que envolveram artes gráficas, cinema, vídeo, fotografia, edição e novas tecnologias, culminando num ensino mais produtivo, prazeroso e antenado com os anseios desses jovens aprendizes.

O projeto, inicialmente, era apenas com as turmas de 2º anos do ensino médio. Porém, o interesse aumentou para outras turmas da escola. Sua repercussão foi grande também nas redes sociais:  quando o vídeo foi lançado nelas, em poucos dias o curta Harry Potter – O Recomeço, teve mais de 20.000 visualizações na página oficial do Harry Potter no Brasil. Com isso, o projeto conseguiu a adesão de comerciantes locais, que se transformaram em amigos da escola.

Jayse disse: “Acredito que o projeto também foi responsável, em parte, pela diminuição da evasão escolar, uma vez que esses alunos se sentiram mais participantes, o que proporcionou um ambiente mais atrativo e favorável à aprendizagem.”

Quer ver como ficou um dos curtas? Acesse:

 

 

 

Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *