Conexão Xalingo – Blog

Educação x Cultura Científica

post03

Em um estudo realizado pelo Instituto Butantã e pela FSB Pesquisa, a “Ciência” é um dos assuntos de menor interesse do público, justamente na cidade São Paulo, local com grandes possibilidades e acessos ao universo científico. Dos pesquisados, somente 39% disseram ter algum interesse no assunto, colocando o tema na penúltima posição do ranking.

Segundo o especialista Wilson Namen, a falta de cultura científica é um dos motivos para essa constatação. “Os adultos tendem a se interessar pela Ciência por sua aplicabilidade no dia a dia. Nesse sentido, a constatação é preocupante e serve de alerta para como o país tem conseguido diminuir as fronteiras entre o que se aprende na escola e o que se utiliza no cotidiano”, diz Wilson. Para ele, é necessário desmitificar o ensino de Ciências, levando-a para uma área mais divertida e aplicável.

Apesar disso, cerca de 40% dos brasileiros desejam seguir carreira profissional em áreas relacionadas à ciência e tecnologia, enquanto a média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de apenas 24%.

E você, professor, como incentiva o interesse dos seus alunos pela ciência?

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/educacao-tem-papel-fundamental-para-desenvolvimento-da-cultura-cientifica-no-pais/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *