Conexão Xalingo – Blog

Exemplos inovadores para auxiliar na educação

post02

Desde 2013, o jornalista Caio Dib já viajou mais de 17 mil quilômetros de ônibus para descobrir o que vem sendo realizado no Brasil, em relação a propostas para transformar a vida de estudantes através da educação. Nós trazemos para você 2 dessas iniciativas. Confira.

1) Fundação Casa Grande
A ONG foi criada em 1992, por Alemberg Quindins, e tem sede em Nova Olinda, no Ceará. Nasceu a partir da restauração da primeira Casa de Fazenda Tapera que, no final do século 17, foi ponto de passagem da estrada das boiadas que ligava Cariri ao sertão dos Inhamus. “Alemberg começou a perceber que as crianças poderiam cuidar do museu”, conta Dib. “O projeto é um bom exemplo que a relação entre o criador realizador e o grupo é importante”, salienta Caio. Hoje a fundação tem papel importante no trabalho desenvolvido com educação e comunicação com as crianças e adolescentes da comunidade local. Entre outras atribuições culturais, o projeto é responsável pelo único teatro da cidade.

2) À procura de heróis
Segundo Clessio Bastos, responsável pelo projeto, “O Looking4Heroes sou eu na rede pública. Um professor que quer conquistar, inovar, mas que tem muitas limitações de tempo e recursos”. Através do projeto ele quer proporcionar a crianças, adolescentes e jovens de uma escola rural, novos modelos de aprendizagem. Um desses levou, pela primeira vez, estudantes do ensino médio fundamental de uma comunidade rural próxima de Goiânia (GO) a uma livraria.
Clessio descobriu que muitos estudantes nunca tinham ido a uma livraria e, sem dinheiro suficiente para encurtar o caminho entre esses jovens e uma livraria, iniciou um projeto de crowdfunding pela internet. O trabalho mobilizou a comunidade, que levantou recursos necessários para levar toda a turma a uma livraria. “Em vez de comprar os livros e levar aos estudantes, ele fez questão de levar a turma a uma livraria, dar o dinheiro a eles e permitir que eles pudessem comprar os próprios livros”, explica Dib.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/bons-exemplos-cinco-iniciativas-inovadoras-de-educacao-brasil-afora-1yi0nr3dav3143v3im7zewbuz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *