Conexão Xalingo – Blog

Casos de sucesso da Educação Integral

post01

A Educação Integral é parte das mudanças propostas no último ano, com o intuito de manter os estudantes próximos à comunidade escolar para desenvolver atividades, sejam elas curriculares, esportivas, culturais ou artísticas. Na terceira edição do Seminário Internacional de Educação Integral, profissionais de redes, escolas e organizações apresentaram experiências de educação integral que estão alcançando resultados educacionais positivos. Confira alguns exemplos que estão dando muito certo no Brasil.
Coletivo Escola Família Amazonas (Amazonas)

O CEFA (Coletivo Escola Família Amazonas) surgiu em 2015, como resultado da inquietação de pais que queriam discutir modelos de educação alternativos para os seus filhos, engajando a sociedade na luta pela educação pública de qualidade. Insatisfeitos com o modelo padrão de educação, esses pais se uniram e buscaram parceiros para refletir sobre o tema. A primeira ação do coletivo foi organizar um seminário de educação democrática e integral a partir de experiências inovadoras no país e também no mundo.

O coletivo apoia 3 escolas municipais de Manaus/AM: a Centro Municipal de Educação Infantil Hermann Gmeiner, a Escola Municipal Professora Maria das Graças Andrade Vasconcelos e a Escola Municipal Professor Waldir Garcia, promovendo oficinas, rodas de debate e atividades de formação de professores.
Escola Municipal Professor Paulo Freire (Belo Horizonte/MG)

A Escola Municipal Professor Paulo Freire está localizada em um dos maiores bairros da periferia de Belo Horizonte/MG e encontrou, na educação integral, o estímulo para a formação humana dos estudantes e construção de um ambiente democrático.

Através de articulação com diversas instâncias, como universidades, secretarias de Educação e de Saúde, centros de assistência social e associações locais, a escola faz um trabalho coletivo para construção do conhecimento e que valoriza a comunidade: “Nós não tínhamos espaço [na escola], mas fomos buscar no bairro”, diz a diretora Socorro Lages. Entre as atividades que ocorrem estão projetos de música, que despertam o interesse das crianças, e os cuidados com a horta local, que também se expandiram para casas da comunidade com o apoio da escola.

O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo/SP e foi realizado pela Fundação SM e pela Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Referências em Educação Integral e o do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Fonte: http://porvir.org/4-experiencias-de-educacao-integral-para-se-inspirar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *