Conexão Xalingo – Blog

O futuro das habilidades

post03

O grupo editorial Pearson, em parceria com a fundação britânica de inovação Nesta, e a Oxford Martin School, da Universidade de Oxford, realizaram a pesquisa “O futuro das habilidades: empregabilidade em 2030”. Com ela, foi possível visualizar uma convivência positiva entre homens e máquinas, onde a tecnologia terá um papel importante, mas o foco será no desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem será cada vez mais importante.

Setores como educação e assistência médica vão ganhar mais eficiência, sem sofrer diminuição de força de trabalho. Outros setores, que reúnem características essencialmente humanas, como os de criatividade, desenvolvimento e engenharia, também têm boas perspectivas. Porém, no transporte e na fabricação tradicional, o risco é maior.

A metodologia da pesquisa partiu de uma análise de sete tendências globais com maior probabilidade de impacto sobre o futuro do trabalho: mudança tecnológica, globalização, mudança demográfica, sustentabilidade ambiental, urbanização, desigualdade crescente e incerteza política. A discussão com especialistas nestas áreas alimentou um algoritmo de machine learning (sistema autodidata) que aprendeu a prever quais empregos e habilidades teriam aumento ou queda na demanda até 2030.

E você, já está preparando seus alunos para o futuro?

Fonte: http://porvir.org/pense-em-trabalhar-habilidades-esqueca-a-profissao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *