Conexão Xalingo – Blog

Sala de aula ao ar livre

post03

Os alunos da Escola Municipal Pedro Ivo Campos, de Joinville/SC, agora têm uma nova opção para as atividades da escola: um espaço de quase mil m², até então ocioso. Ele fica dentro do próprio terreno da escola e passou a ser uma grande “sala de aula ao ar livre”.

Finalizado em novembro de 2017, o espaço conta com novos ambientes para o ensino de ciências, português, geografia, matemática, artes, educação física e até para momentos e atividades de relaxamento em grupo sob a sombra da árvore. O local até já recebeu nome: “Espaço Jovem”. A ideia desta “sala de aula ao ar livre” começou a ser pensada no início do mesmo ano, quando alunos, pais e professores penduraram bilhetes com desejos nos galhos da chamada “Árvore da Prosperidade”.

A diretora da escola, Isolete Salomon, explicou que todos tiveram a oportunidade de sugerir o que deveria melhorar na escola: “Sonhamos isso juntos, até se tornar realidade. A maioria optou por um local mais agradável, que tivesse muito verde e que também pudesse descansar”, explica. O espaço multiuso conta com um jardim sensorial, minhocário, praça, roda de conversa, espaço para redes e sala embaixo de uma árvore. Segundo a estudante Eveline Denker Viebranz, de 12 anos, o local sofreu modificações para melhor: “antes era só brita. Era um pátio usado de vez em quando na educação física. Agora a gente pode usar para o que quiser”.

E na sua escola, existe algum um espaço que poderia ser aproveitado? Inspire-se nesta ideia para criar novas possibilidades de atividades aos seus alunos.

Créditos da foto: Prefeitura de Joinville

Fonte: https://ndonline.com.br/florianopolis/coluna/luiz-verissimo/uma-sala-de-aula-ao-ar-e-a-inovacao-de-uma-escola-municipal-em-joinville

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *