Conexão Xalingo – Blog

2 dinâmicas para quando as aulas voltarem

post01

O final do ano chegou, mas sem dúvida você já deve estar pensando e planejando 2018. Como os primeiros dias do novo ano letivo geralmente são usados para os alunos se conhecerem e começarem a se entrosar, vale lançar mão de atividades que ajudem neste processo. Por isso, trouxemos 2 sugestões de dinâmicas divertidas para fazer com as crianças e auxiliar na integração.

1 – Não Deixe O Balão Cair

Objetivo: Manter os balões no ar o maior tempo possível
Material: Balões coloridos (uma bexiga para cada cinco alunos)
Tempo Aproximado: 15 minutos
Como Fazer: O professor dá um sinal e, então, os alunos começam a jogar as bexigas para cima, para que o grupo as mantenha no ar. O professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar. Ao terminar a brincadeira, peça para que os alunos sentem em círculo e conversem sobre a atividade e o que aprenderam com ela. Esse jogo ajuda as crianças a entenderem o espírito cooperativo e a importância de cada no processo em grupo.

2 – Stop Do Nome

Objetivo: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas e entrosamento de alunos novos.
Material: Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás
Tempo Aproximado: 15 minutos
Como Fazer: Primeiro, deve-se colocar todos os crachás em uma caixa. Então as crianças sentam na roda e a professora fica com um apito. A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome, para os outros adivinharem quem é. Caso a maioria da turma não se conheça ou sejam alunos novos, vale alterar a brincadeira para que, ao retirar a ficha com o nome, tentem adivinhar quem é.

Fonte: http://www.papodaprofessoradenise.com.br/7-dinamicas-rapidas-para-o-inicio-das-aulas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *