Conexão Xalingo – Blog

A importância da atividade física na aprendizagem

post01

Segundo pesquisas realizadas para o “Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas”, 81% dos adolescentes e jovens entre 11 e 17 anos não praticam nem 1 hora de atividade física por dia. Mas o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil), com o apoio da Nike, quer mudar esse cenário.

O conceito das chamadas escolas ativas foca na importância do movimento como elemento principal para melhorar o aprendizado. Segundo Gabriel Vettorazzo, assistente de projetos do PNUD, “uma Escola Ativa tem que fomentar e celebrar o movimento, considerar as necessidades diárias de atividade física, promover aprendizagens sobre atividades físicas e garantir a participação democrática da comunidade escolar”. Além disso, Gabriel salienta que a atividade física, em ambiente escolar, é vista como algo secundário, sem acréscimos no processo educacional. Nesse ponto, na escola tradicional, o corpo é considerado apenas como objeto, suporte passivo para uma mente ativa.

Porém, segundo o relatório, os ganhos para as crianças e adolescentes, com a atividade física, são muitos. Além do desempenho cognitivo, a saúde é beneficiada com a maior densidade óssea, redução de sintomas de depressão e ansiedade e bom funcionamento cardiovascular. E, com base nos dados do Censo Escolar, da Prova Brasil e da Pesquisa Nacional sobre Saúde do Escolar, as escolas realmente não compreendem a importância da atividade física. Em mais de 200 mil instituições analisadas, apenas 0,55% delas são consideradas ativas no nível pleno e avançado, contando com iniciativas próprias que incluem diretrizes para promoção de atividades físicas e esportivas, oferta de atividades extracurriculares e abertura aos finais de semana para a comunidade.

Para mais informações sobre o relatório, acesse: http://movimentoevida.org

E para você: qual a importância da atividade física em ambiente escolar? Incentiva os exercícios físicos entre os estudantes? Conte para a gente.

Fonte: http://porvir.org/atividade-fisica-melhora-aprendizagem-saude-bem-estar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *