Conexão Xalingo – Blog

Atividade aborda a importância de rio em torno de escola quilombola

post02

Professoras criam atividade para ressaltar a importância de rio e de quilombo que fazem parte da comunidade onde os alunos residem.

Amanda Omar e Virna Lopes são professoras em escola quilombola de João Pessoa/PB e, no segundo bimestre de 2016 desenvolveram uma atividade para conhecer melhor a comunidade onde a Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado está localizada.

Para o início da atividade, desenvolveram um trabalho sobre o Rio de Padre, que tem grande importância para o bairro e que representa um lugar de memória e saberes do Quilombo Paratibe. Foram abordadas sua história e contribuições para a economia da comunidade, além da realização de debates sobre a poluição, as profissões ligadas ao rio, os danos à fauna e flora vindos do desmatamento de áreas próximas e a degradação do rio.

Para isso, utilizaram vídeos educativos e atividades de produção de texto, criação de imagens e debates em sala de aula. A atividade também envolveu a criação de um mural com lixo recolhido pelos alunos no pátio da escola. Com um material que poderia poluir o rio, eles tentaram contextualizar materialmente o debate sobre a poluição.

Em paralelo, foi organizada uma visita ao rio, com apresentação de questões históricas relacionadas ao local e, após, os estudantes puderam expressar os resultados dessa aprendizagem com produções textuais e coreografia de dança, entre outras atividades. Como resultado, as professoras identificaram uma maior conscientização sobre a importância do rio para os cidadãos da região.
Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Fonte: http://porvir.org/projeto-de-artes-resgata-memoria-de-rio-entorno-de-escola-quilombola/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *