Conexão Xalingo – Blog

A pequena neurocientista

post01

Desde os 3 anos, Amoy Antunet se mostra apaixonada pela neurociência e já tem até ensinado outras crianças sobre noções de ciências.

Agora com 7 anos e ainda no primário, o sonho de Amoy é ser neurocirurgiã. E o amor pela profissão é tão grande, que começou a dar “aulas” na internet. Em um de seus vídeos na rede social Facebook, ela fala: “Hoje vamos ver como funciona um neurotransmissor chamado GABA. Não, não me refiro a Yo Gabba (série de televisão infantil norte-americana) , mas sim ao ácido gamma-aminobutírico”.

Com teorias aprofundadas e linguagem que atinge crianças de sua idade, Amoy também apresenta seu laboratório: “estes são meus tubos de ensaio”, apontando para pequenos cilindros. “E estes são meus béqueres e aqui estão minhas provetas. E estes são alguns dos meus microscópios”. Em 2015, seu pai começou a publicar os vídeos da filha no Facebook. Alguns deles viralizaram, superando 2 milhões de visualizações e 5 mil comentários.

Entre a repercussão dos vídeos, estão interações como “Uau! Essa pequena professora está me ensinando muito sobre neurotransmissores”, “excelente, senhorita! Siga em frente com esse bom trabalho!” e “eu deveria ter ouvido isso antes do meu exame final de neuroteorias”. Além de abordar os neurotransmissores, ela também explica, em seus vídeos, como funcionam o cérebro, o coração, os nervos e arco reflexo.

Quando há interesse da criança por assuntos complexos, nunca é cedo demais para que ela demonstre isso. E esse interesse pode também ser incentivado, bastando didática e linguagem apropriadas para a idade dos alunos.

E você, professor(a): já teve alunos com muito interesse por temas mais complexos? Ou já pensou em formas diferentes de abordá-las em sala de aula? Conte para a gente!

Foto: Amoy Antunet/Facebook

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/a-neurocientista-de-7-anos-que-faz-sucesso-ensinando-ciencia-na-internet.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *