Conexão Xalingo – Blog

Aprendendo com os museus

post03

Projeto pretende levar 4 mil estudantes da rede estadual de São Paulo para aprender em museus.

Intitulado “Conexões Culturais: museu, comunidade e escola”, o projeto é promovido pela Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara Educação e Cultura, e envolve turmas de anos finais do ensino fundamental e ensino médio de 20 escolas públicas.

A proposta surgiu após pesquisa realizada com estudantes, que afirmaram sentir falta de passeios culturais e atividades fora da escola. Alguns dos locais escolhidos para as visitas são a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Afro Brasil, o Memorial da Resistência de São Paulo e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Segundo a diretora da Tomara Educação e Cultura, Ana Luiza Borges, “os quatro museus trazem diferentes possibilidades de conteúdos e também são atrativos para o público, tanto em termos estéticos e de patrimônio histórico, quanto em termos de conhecimento de novos bairros. Não é só o acervo do museu”.

Para promover visitas culturais com significado para os alunos, foram elaborados diferentes roteiros, que consideram a discussão de temas transversais relacionados aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e ao documento da última versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Na companhia dos alunos, estará uma equipe de arte-educadores formados para reforçar aspectos pedagógicos do projeto durante o percurso.

E como resultado, os alunos também assimilam mais facilmente os conteúdos vistos em sala de aula. Conforme o estudante Guilherme Cardoso, 14, que está no oitavo ano da Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida. “Aqui a gente consegue ver muita coisa sobre a história do nosso país”.

Créditos da imagem: Marina Lopes / Porvir

Fonte: http://porvir.org/projeto-leva-estudantes-da-rede-publica-para-aprender-em-museus/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *