Conexão Xalingo – Blog

Finlândia planeja a educação do futuro

post03

A Finlândia, país que possui um sistema educacional celebrado em todo o mundo, já pensa no futuro da educação.

Para isso, o país vai realizar, simultaneamente em todas as suas escolas públicas, a maior reunião de pais e professores do mundo. Segundo Saku Tuominen, um dos organizadores do evento e diretor do projeto HundrEd, criado no país para identificar e compartilhar inovações educacionais em todo o mundo, “O mundo está mudando, as escolas precisam mudar, e o diálogo com os pais é crucial nesse processo, uma vez que eles podem desempenhar um papel significativo na evolução da escola”.

E eles já pensam em mais de 10 anos adiante. Segundo Tuominen, “em um mundo em transformação, pensamos que em 2030, por exemplo, os alunos precisarão estar capacitados tanto em termos de novas tecnologias e da ênfase na criatividade como também no desenvolvimento de habilidades emocionais, autoconhecimento e pensamento crítico.”.

A fim de gerar um grande buzz no debate, a reunião de pais e mestres é aberta em todas as escolas, que exibirão vídeos curtos com a fala de especialistas e educadores sobre o rumo das reformas em nível nacional, além de filmes sobre inovações que vêm sendo experimentadas em escala local.
Uma dessas inovações é um projeto-piloto que inverte os papéis entre mestres e aprendizes: alunos estão dando aulas a professores sobre o uso mais eficiente de tablets, mídias sociais e câmeras digitais.

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41865360

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *