Conexão Xalingo – Blog

Uma forma inusitada de ensinar geometria

post01

Professora utiliza pipa como estratégia para engajar os seus alunos nas aulas de geometria.

Rosângela da Glória de Almeida Yamahita dá aulas no Colégio Santa Dorotéia, em Brasília/DF, para alunos de 9º ano. E certo dia, os estudantes deram a sugestão de terem uma manhã para soltarem pipa. A professora então começou a pensar uma maneira de como utilizar a brincadeira no ensino de conceitos matemáticos. Ela realizou pesquisas na internet e teve a ideia de utilizar a pipa para ensinar trigonometria, teoremas de Pitágoras e simetria, além de outros assuntos.

Com o nome de “Pipa no Ar”, o projeto visa trabalhar os aspectos teóricos e explicar algumas fórmulas. Em seguida, Rosângela buscou contextualizar a turma, desmontando uma pipa para mostrar a sua estrutura. Também se utilizou desse momento para relembrar conteúdos, tais quais como o perímetro. Após algumas pipas finalizadas, os estudantes tiveram de trabalhar toda a parte de geometria, com as medidas e cálculos.

No final do trabalho, os alunos puderam trocar pipas com os colegas e brincar. Rosângela também aplicou uma pequena avaliação e percebeu que cerca de 90% dos estudantes conseguiu compreender esse conteúdo e, acredita que, se não tivesse desenvolvido uma aula prática, 60% dos alunos teriam apresentado alguma dificuldade.

Fonte: http://porvir.org/professora-resgata-tradicao-usa-pipa-para-ensinar-geometria/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *