Conexão Xalingo – Blog

O laboratório que ensina a inovação a professores

post03

O EfeX (sigla para Espaços de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores) é um novo espaço para professores compartilharem ideias, aprender na prática e inovarem a dinâmica de sua própria sala de aula.

Sua primeira unidade foi inaugurada em Blumenau/SC e é uma parceria entre o CIEB (Centro para Inovação da Educação Brasileira), a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e a FURB (Universidade Regional de Blumenau). Cada unidade EfeX combina itens para fabricação digital e de programação, como cortadora a laser e de vinil, kits de eletrônica, de invenção e de robótica. Além disso, têm disponíveis computadores, tablets e ferramentas para criação de mídias, filmagens de videoaulas, câmera fotográfica e kits de iluminação.

E para incentivar a inovação, o modelo do EfeX não é fechado e, as instituições de ensino ou secretarias que queiram implantar um EfeX, podem se apropriar desses conceitos e fazer as adaptações para as suas realidades locais. Para aproximar os professores dos espaços, foram desenvolvidos dez módulos iniciais divididos em três grandes áreas de atuação (conceitos, processos e recursos), sendo eles: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria de recursos digitais, colaboração, avaliação por meio de recursos digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas.

Fonte: http://porvir.org/laboratorio-prepara-professor-para-usar-tecnologia-metodologias-inovadoras/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *