Conexão Xalingo – Blog

Música conscientiza alunos

post02

Givanilson Soares da Silva é professor e utiliza a música como ferramenta de conscientização e engajamento de seus alunos do 3º ano do ensino fundamental.

O professor compõe e faz paródias de canções e, dessa forma, trabalha as estruturas silábicas. O processo lúdico propicia aos alunos cantarem as sílabas para, posteriormente, terem contato com a formação de palavras. Além das próprias composições, Givanilson leva em consideração o gosto musical das crianças, criando paródias das músicas que escutam.

Ao iniciar o ano letivo, o professor pegou uma turma de alta defasagem no aprendizado. Percebeu que era necessária uma estratégia mais dinâmica para aumentar o engajamento dos alunos. Aliado a isso, a escola é situada em local com índices altos de violência. Mas através da música, foi possível conseguir a atenção, respeito e afeto da turma, construindo assim uma relação mais afetiva no aprendizado.

O resultado foi obtido já no primeiro dia. Até mesmo aqueles alunos que aparentavam um maior desinteresse tiveram maior envolvimento, como se estivessem entrando em uma nova fase, em que o conhecimento seria obtido de maneira lúdica e agradável. Estando no quarto bimestre, o resultado dessa atividade se reflete diretamente na disciplina, concentração, gosto pelas aulas, respeito pelos colegas e, principalmente, no aprendizado. Com algumas músicas, paródias e instrumentos simples e acessíveis, como pandeiro, violão, chocalho, ou até mesmo apenas palmas e as vozes, conseguiu obter resultados positivos.

Fonte: http://porvir.org/cultura-local-cancoes-se-transformam-em-estrategia-de-alfabetizacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *