Conexão Xalingo – Blog

Música para ensinar

post03

Para ensinar os conteúdos aos seus alunos, o professor Francisco Nailson dos Santos Pinto Junior, utiliza seu conhecimento musical para fazer paródias e explicar conceitos através da música.

Francisco cria paródias de composições próprias e sempre leva, para as suas aulas, um violão e uma gaita, além de outros instrumentos (que vão do clarinete à sanfona, violão, atabaque e outros instrumentos de percussão) para os alunos participarem junto. Um dos exemplos de composição que criou é chamada “Garoto”, que tem o seguinte verso: “Quero Educação. Não me deixe sem escola, não. Eu quero brincar, sem ter que trabalhar. Garoto, eu sou um garoto.”

A ideia, com a canção, é mostrar aos alunos que a linguagem do direito da infância e da juventude é também comprometida com outras áreas, como o jornalismo. Segundo ele, a forma como os jovens são vistos em diferentes mídias, influencia nas ideias da sociedade. Além da música “Garoto”, ele também fez uma paródia de Luiz Gonzaga para falar sobre adoção.

O resultado, com a utilização da música, é que os alunos estão fixando melhor o conteúdo e também entregando resultados melhores. E dessa prática, surgiu um projeto para gravar as músicas em estúdio e também produzir textos para explicar o conteúdo que é abordado nelas.

Fonte: http://porvir.org/professor-cria-parodias-musicais-para-dar-aulas-em-curso-de-direito/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *