Conexão Xalingo – Blog

Inteligência Artificial levando benefícios para dentro da sala de aula

post03

A Realidade Virtual (VR) e a Inteligência Artificial (AI) têm ganho cada vez mais notoriedade. Tanto que, segundo relatório do grupo editorial britânico Pearson, “o futuro oferece o potencial de ferramentas e apoio ainda maiores. Imagine companheiros de aprendizagem ao longo da vida alimentados por AI que possam acompanhar e apoiar estudantes individuais ao longo de seus estudos – dentro e além da escola – ou novas formas de avaliação que medem a aprendizagem enquanto ela está ocorrendo, moldando a experiência de aprendizagem em tempo real”.

Um dos empecilhos ainda é o alto custo das tecnologias, mas não é distante o momento que VR e AI serão acessíveis como smartphones e notebooks. As máquinas estão desempenhando um importante papel no conhecimento personalizado e relevante para os alunos. Um exemplo é a Content Technologies Inc., empresa de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial dos EUA, que aproveita o aprendizado profundo para entregar livros personalizados.

Já ferramentas de realidade virtual, como o HoloLens, da Microsoft, o Oculus Rift, do Facebook, ou o Google Expedition, traduzem aulas tradicionais em verdadeiras experiências virtuais, com significado do mundo real. Podemos imaginar estudantes explorando o naufrágio do Titanic, assistindo a dinossauros em sua volta, conhecendo toda a Amazônia, ou indo à lua. O “aprender” deixa de ser somente “absorvido” para ser, de fato, “sentido”.

Créditos da foto: http://insights.dice.com/2016/09/27/vr-ar-jobs-2016/

Fonte: http://porvir.org/inteligencia-artificial-na-educacao-nao-ignore-faca-bom-uso/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *