Conexão Xalingo – Blog

Não existe idade para aprender

post02

Luísa Valencic Ficara tem 87 anos e isso não foi empecilho para que concluísse a faculdade de Nutrição.

Imigrante italiana e conhecida como Dona Luísa, ela se matriculou na faculdade após a morte de sua irmã e de seu marido, buscando assim “ocupar a cabeça”. Segundo ela, a primeira reação da turma, quando entrou na sala de aula, foi de surpresa. No começo, houve dificuldade para se adaptar, mas depois fez amizade com os professores e com os colegas. Foram seis anos de curso, até o sonhado diploma e, mesmo sem parentes da idosa no evento solene, a recepção dos presentes foi calorosa e emocionante, e todos ficaram de pé para aplaudi-la.

Mas antes disso, o seu trabalho de conclusão de curso, que foi sobre a cana-de-açúcar no Brasil, impressionou pela sua dedicação e um fato surpreendente: foi escrito todo à mão, já que Luísa não tinha conhecimentos tecnológicos. Sua orientadora no projeto, Valéria Campos, disse que a experiência de orientá-la foi inesquecível pois, além de ensinar, também aprendeu muito.

E Dona Luísa não para por aqui: mesmo já tendo o diploma em mãos, ela também escreve poemas e frequenta aulas de alemão, inglês e francês, e pretende realizar o um sonho de ingressar na pós-graduação.

Foto: UniAnchieta/Divulgação

Fonte: https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/aos-87-anos-imigrante-italiana-conclui-faculdade-e-emociona-em-cerimonia-de-formatura.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *