Conexão Xalingo – Blog

O poder de um diário

post01

A necessidade de falar sobre suas histórias pessoais gerou engajamento para que os alunos da professora Adriana Ribeiro tivessem mais interesse pela leitura e escrita.

Percebendo essa vontade das crianças do terceiro ano do ensino fundamental, que muitas vezes a procuravam para conversar, Adriana resolveu utilizar diários para que fizessem seus relatos pessoais. O início da atividade foi a apresentação de diários e agendas, além de livros que falavam sobre o tema, como “Diário de um Banana”, “Meu Querido Diário” e “O Diário Escondido de Serafina”. Esse último livro foi escolhido para uma leitura coletiva, dividindo-o por páginas.

Depois, foi organizada uma lista com palavras para auxiliar os estudantes que tinham mais dificuldade. Na sequência, com essas palavras, iniciou-se trabalho com dicionário. Adriana também falou sobre blogs, que são utilizados para relatos em ambiente digital, e mostrou, como exemplo, o Blog da Vovó, de uma idosa que fala sobre a sua experiência com a informática.

A atividade teve prosseguimento com a compra de caderninhos para cada aluno, que eles poderiam decorar livremente. A partir da criação dessa estética do material, iniciou-se o trabalho de escrita. Os alunos sentiram-se à vontade para fazer os registros sobre seu dia a dia, ficando a seus critérios a leitura de seus diários para o grande grupo, ou não.

Adriana percebeu que a atividade trouxe um progresso muito grande para os pequenos, que ficaram mais engajados com a leitura e a escrita, e também começaram a interagir e conviver melhor, tendo como resultado a diminuição dos conflitos e aumento da cumplicidade.

Fonte: http://porvir.org/alunos-escrevem-diarios-na-sala-de-aula-para-compartilhar-suas-historias-pessoais/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *