Conexão Xalingo – Blog

Brincadeiras para a pré-escola

post02

Veja algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com crianças pequenas e que não exigem a utilização e desenvolvimento de muitos materiais:

1 – Cauda do Dragão

Nesta brincadeira, os participantes devem ficar em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. A primeira criança da fila, que representa a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar a última da fila, que é quem representa a cauda. Quando o educador der sinal, o “dragão” passa a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça.

2 – O feiticeiro e as estátuas

As crianças ficam em pé, em uma área delimitada para a brincadeira. Uma delas será voluntária como o “feiticeiro”, que deve perseguir os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e a criança que for tocada ficará “enfeitiçado”, imóvel com as pernas afastadas, representando uma “estátua”. Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das “estátuas”, salvando-as do “feitiço”. Depois de algum tempo, o “feiticeiro” deverá ser substituído.

3 – O carteiro

As crianças devem ficar sentadas em círculo. O educador inicia a brincadeira falando: “O carteiro mandou uma carta… (suspense) Só para quem está usando camiseta branca!”. Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Aquele que não conseguir trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só para quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul… A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/4153/10-brincadeiras-para-experimentar-com-as-turmas-da-creche-e-da-pre-escola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *