Conexão Xalingo – Blog

Jogos de RPGs para ensinar

post03

Visando estimular estudantes mais novos a terem maior interesse pelas matérias em sala de aula, alunos do 3º ano do ensino médio da Escola do Sesi de Três Lagoas/MS, desenvolveram cincos jogos para computador. Estes games têm missões, e elas só podem ser avançadas com respostas corretas a perguntas relativas às matérias.

Tudo começou quando o professor Reginaldo Rossi Pipi desafiou os alunos a ajudarem os estudantes mais novos. Cada um dos games, desenvolvidos para Windows, se baseia em uma disciplina específica, com perguntas sobre os conteúdos que costumam trazer mais dúvidas. Após dois meses trabalhando nos projetos, os jogos passaram por testes realizados pelos alunos menores, que acharam muito legal a possibilidade de aprenderem se divertindo.

Atualmente, os cinco jogos foram instalados no computador da escola, estando disponíveis para todas as turmas. Professores têm trazido excelente feedback sobre a iniciativa, como a professora Tatiana Lírio, que considerou a ideia muito inovadora. Já o aluno Nathan Dezan, que participou do desenvolvimento de um dos games, afirma que tinha as ferramentas necessárias para realizar a tarefa, que são jogos mais dinâmicos, como batalha entre monstros, por exemplo.

Para desenvolver os jogos, os estudantes utilizaram o “RPG Maker”, ferramenta gratuita para desenvolvimento de games em pixel, no formato RPG.

Fonte e imagem: https://www.agorams.com.br/alunos-da-escola-do-sesi-de-tres-lagoas-criam-jogos-de-computador-em-que-se-aprende-brincando/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *