Conexão Xalingo – Blog

Uso de smartphone na educação básica

post01

O número de professores que utilizam a internet do celular para atividades com os alunos aumentou 10% de 2015 para 2016.

Em 2016, 52% das escolas de educação básica utilizaram o smartphones para atividades, na pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic). O estudo realizado, mostrou dados sobre a utilização da internet e de celular em ambiente escolar, tanto em escolas públicas, quanto particulares de áreas urbanas no Brasil. No total, foram coletados dados em mais de 1100 escolas, em turmas de 5º e 9º do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio.

Os entrevistados foram diretores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes, em pesquisa realizada no período entre agosto e dezembro de 2016. Segundo apontado pela pesquisa, dos alunos que possuem acesso à internet, 77% deles usam a rede através do celular. O aparelho mais utilizado, posteriormente, é o PC (computador de mesa), que tem somente 9% de participação na estatística. Os professores estão acessando mais, ao longo dos anos. Tanto é que, em 2011, somente 15% deles tinham um smartphone. Já, em 2016, 91% deles possuíam.

Quem mais usa smartphones, entre os estudantes que utilizam internet, são os adolescentes: dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, 33% usam aparelhos na escola. Já 49% são do 2º ano do ensino médio. As crianças utilizam menos: apenas 7% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental usam a tecnologia na escola.

Confira mais informações e gráficos, aqui.

Fontes:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/52-das-instituicoes-de-educacao-basica-usam-celular-em-atividades-escolares-aponta-estudo-da-cetic.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *