Conexão Xalingo – Blog

Tchau, férias!

post02

As férias de inverno estão acabando em diversas localidades do Brasil. A volta sempre é um momento difícil para os alunos, principalmente para entrarem no ritmo das aulas novamente. Para auxiliar no aumento do engajamento dos estudantes neste período, trouxemos 3 dicas para a volta às aulas. Confira!

Metodologia World Café
Já conhece a metodologia World Café? Criada por Juanita Brown e David Isaacs, a técnica é aplicada em diferentes contextos, a fim de criar um espaço acolhedor de diálogo. Os participantes são divididos em grupos pequenos e conversam sobre um tema. Durante o processo, os estudantes trocam de mesa em diferentes momentos de conversa, promovendo, assim, a troca de ideias e construção conjunta de conhecimentos.
Organize um World Café: http://www.theworldcafe.com/wp-content/uploads/2015/07/World_Cafe_Para_Viagem.pdf.

Metodologia Open Space
Método que também estimula o diálogo nesse período de volta das férias. A metodologia conta com o envolvimento dos participantes para listarem e organizarem a discussão de diferentes temas.
Criada por Harrison Owen, ela organiza diferentes encontros sem um agenda previamente pactuada. Então, os estudantes definem temas principais e de interesse para montarem diferentes rodas de conversa simultâneas. Cada um dos alunos permanece em um grupo enquanto tiver interesse e contribuindo com o debate.
Descubra como trabalhar a metodologia Open Space com os estudantes: http://openspaceworld.org/wp2

Jogos Cooperativos
Para atividades dinâmicas, que são capazes de melhorar o relacionamento da turma, os jogos cooperativos podem ser boa opção. Eles incentivam a empatia, colaboração e participação. O professor pode fazer diferentes dinâmicas, como a construção coletiva de uma trilha de dominós ou até a produção de autorretratos.
Conheça algumas sugestões de jogos cooperativos: http://jogoscooperativos.com.br/jogos.php

Fontes:
http://porvir.org/4-dicas-para-engajar-acolher-os-estudantes-na-volta-as-aulas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *