Conexão Xalingo – Blog

Geografia aprendida nas ruas

post01

Para atrair a atenção dos alunos e aumentar o engajamento deles em aula, o professor de Geografia, Paulo Roberto Magalhães, mostra como é possível ultrapassar os muros da escola para aprender a matéria, através de visitas a museus, prédios históricos e outros espaços públicos.

Após observar que as aulas convencionais, dentro de sala de aula, já não estavam funcionando tão bem, Paulo percebeu que seus alunos dos 6º e 7º anos compreendiam melhor o conteúdo quando eles saiam da escola e interagiam com o espaço público. A partir desse momento, o professor colocou a ideia em prática. A proposta começou em 2010, mas em seu início, a comunidade não aceitou muito bem o fato.

Paulo não desistiu, e nos anos seguintes foi intensificando as saídas até que “invadiram” as ruas com caminhadas, cortejos, pesquisas de campo e atividades a pé até a Câmara Municipal, Mercado Municipal, Caixa Cultural e outros espaços interativos. As caminhadas ocorrem semanalmente ou a cada 10 dias, sempre com preparação de aulas ligadas ao conteúdo programático. O professor sempre visita os locais onde irão, antes da caminhada acontecer, pegando autorização dos pais e conversando com a turma antes. Tudo muito organizado.

As saídas, segundo Paulo, ajudam na disciplina dos alunos, que agora tem mais interesse pela matéria, com muito mais participação.

Créditos da foto: Tiago Xavier dos Santos

Fontes:
http://porvir.org/professor-transforma-cidade-em-sala-de-aula-para-ensinar-geografia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *