Conexão Xalingo – Blog

Atividade invertida em ação

post03

Sandro Jorge Tavares Ribeiro é licenciado em educação física, trabalhando na formação de professores há alguns anos. Sempre adotando metodologias ativas que envolvem o uso de tecnologias digitais, ele percebeu que a sala de aula invertida era uma boa alternativa.

Seu projeto, chamado “Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula com o Edmodo” acontece com a união de dois campos do saber: ensino e meio ambiente. Com duração inicial de um semestre, o projeto teve a utilização da plataforma virtual de aprendizagem Edmodo, que ajuda o professor a inverter a lógica da sala de aula.

Através deste ambiente virtual, quatro atividades foram disponibilizadas para os estudantes, que tinham como objetivo levar os estudantes a refletirem sobre a educação ambiental em uma perspectiva crítica. A relação virtual conquistada, deu a possibilidade de um posterior encontro presencial, onde foram abordadas as discussões que aconteceram no Edmodo.

Após, foi realizada uma visita técnica à Estação Ecológica de Tamoios, localizada entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty, que se correlacionou às reflexões das tarefas online executadas pelos discentes. Com essas intervenções foram levantados conhecimentos em educação ambiental na graduação em educação física do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), em Volta Redonda (RJ).

A primeira atividade posterior à visita, foi no ambiente virtual, onde os estudantes foram estimulados a ler um artigo, realizarem uma postagem com suas reflexões e comentarem na postagem de dois dos seus colegas. Após, eles assistiram a um vídeo em grupo e tiveram que compartilhar suas reflexões. Na terceira atividade, as equipes produziram um vídeo com uma resenha de cinco minutos sobre as reflexões durante a vista à estação ecológica e as questões levantadas na plataforma. Já na atividade final, foram estimulados a confeccionar um projeto sobre montanhismo e ou slackline que inclui a temática da educação ambiental.

Fonte: http://porvir.org/atividade-inverte-sala-de-aula-na-formacao-de-professores-de-educacao-fisica/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *