Conexão Xalingo – Blog

O rap como aliado da literatura

post03

O rap nem sempre é bem visto pela sociedade, mas o professor Fábio Brazolin Abdulmassih soube utilizá-lo para trabalhar manifestações artísticas que tem pouca abordagem na escola.

Há mais de 7 anos, Fábio vem desenvolvendo um projeto que relaciona a linguagem do rap à produção literária no Brasil. Intitulado “De repente, rap!”, seu objetivo é oferecer aos alunos uma nova perspectiva em relação às diferentes manifestações artísticas da cultura popular. Trabalhando com uma ampla variedade de textos da cultura popular, como o cordel e o repente, e tendo o rap como eixo principal, o professor buscou recuperar o valor literário dessas manifestações, muitas vezes vistas como “menos desenvolvidas”.

Juntamente aos alunos, Fábio mostrou a complexidade da criação de raps, repentes e cordéis, buscando desfazer o preconceito ligado a essas manifestações culturais. Através de atividades como leitura, discussões e apresentações de documentários, além de oficinas de criação de rimas, os estudantes começaram a ter uma melhor desenvoltura na área de literatura, familiarizando-se com a linguagem poética.

Fonte: http://porvir.org/versos-rimas-de-rap-exercitam-criatividade-durante-oficina-de-literatura/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *