Conexão Xalingo – Blog

Vendo o espaço através de canos de PVC

post01

Olhar para o céu e imaginar a imensidão do universo. Ou então desejar conhecer outros planetas e viajar pelo espaço. Quem nunca sonhou com isso? E é justamente essa admiração pelos corpos celestiais que inspirou os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Osvaldo Aranha, de Novo Hamburgo/RS, a criarem lunetas através da utilização de lentes de óculos e também canos de PVC.

A atividade, coordenada pelo professor Valdir Boesel, que dá aulas de Ciência da Natureza, teve seu início em maio de 2017 e foi concluída em junho do mesmo ano. Primeiramente, os estudantes tiveram de realizar o cálculo para compreender a distância focal da lente, além de pintar os canos de PVC na cor preta, em seu interior e exterior. Para o processo, os alunos contaram com a ajuda de seus pais, como na construção do tripé. O professor salienta que foram utilizadas lentes de óculos com dois graus e também lentes de câmera fotográfica, possibilitando a visualização da lua e de planetas como Vênus e Júpiter.

Segundo Valdir, a atividade proporcionou o aprendizado de diversas matérias, como matemática, química e física. Para a aluna Talita Soares, de 17 anos e que faz parte dos 150 estudantes participantes do projeto, o resultado foi excelente, pois houve êxito na construção das lunetas, que funcionam muito bem.

Créditos da foto: Claucia Ferreira/GES Especial

Fontes:
http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2017/06/noticias/regiao/2134618-lunetas-com-canos-de-pvc-aproximam-estudantes-da-lua-e-das-estrelas.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *