Conexão Xalingo – Blog

Dicas para aulas inovadoras

post01

Com o mundo cada vez mais ligado às tecnologias e conectado através das redes, é necessário inovar para atrair a atenção dos alunos. Hoje trazemos para vocês, 5 dicas de como inovar em sala de aula.

1) Tenha um objetivo
Tenha total clareza do seu objetivo dentro de sala de aula, antes mesmo de desenvolver atividades ou utilizar determinada ferramenta tecnológica. Isso auxilia a engajar mais os alunos.

2) Traga curiosidade para a mente dos alunos
Conheça os interesses de seus alunos. Pergunte-os o que gostariam de aprender e, assim, desenvolva atividades que irão despertar a curiosidade dos estudantes.

3) Estimule a empatia em sala de aula
Colocar-se no lugar do outro é muito importante dentro de sala de aula. Conheça seus alunos, compreenda como eles aprendem e, assim, poderá motivá-los a vencer determinados obstáculos.

4) Respeite as diferentes inteligências
Cada aluno tem uma inteligência diferente: ela pode ser linguística, musical, espacial, corporal, interpessoal, intrapessoal ou a naturalista. Preocupe-se em incluir estes diferentes tipos de aprendizagem, quando for preparar a sua aula.

5) A participação em aula pode ter diversos sentidos
Cada aluno, também, tem um tipo de personalidade diferente. Nem todos irão sentir-se confortáveis ao falar ou fazer perguntas em grandes grupos. O diálogo em grupos menores pode ser uma estratégia para facilitar a interação.

Fontes:
http://porvir.org/11-dicas-para-sair-da-rotina-planejar-aulas-inovadoras/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *