Conexão Xalingo – Blog

Microscópio de papel? Sim, é possível!

post01

A falta de estrutura física de laboratórios é comum na rede pública de educação, aqui no Brasil. Não é incomum a utilização de microscópios defasados, sem qualidade para serem manipulados pelos estudantes. Quando Filipe Oliveira da Silva, educador em Lençóis/BA, também enfrentou esta realidade, não hesitou em buscar uma solução e, então, desenvolveu um projeto para levar experimentação para dentro da sala de aula.

A realidade da escola Inova Educação era a inexistência de um laboratório de ciências e a utilização de um único microscópio, de baixa qualidade. A solução foi buscada com outra profissional, Vicky Santos, doutoranda na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ela lhe indicou a utilização de um equipamento feito de papel e que tem custo baixo: o Foldscope. Ele é dobrável, assim como um origami, e possui microlentes de alta resolução, além de uma fonte própria de luz. Sua fabricação acontece na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A partir do recebimento de dois exemplares, surgiu o projeto “O Mundo Invisível”, que lida com a invisibilidade das ciências no Brasil, além de dar visibilidade ao mundo microscópico para crianças e jovens. Na primeira etapa do projeto, buscou-se compreender o que os estudantes já possuíam de conhecimento sobre microscopia. Após, os alunos assistiram a vídeos que mostravam o mundo que é possível observar através do equipamento.

Já na terceira parte do projeto, os alunos criaram seus próprios protótipos de microscópios, utilizando papelão, papel, plástico e fita adesiva. O processo foi filmado e pode ser visualizado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8eXhP18760E.

Posteriormente ao desenvolvimento de seus projetos, todos foram a uma coleta de campo, que foi seguida por preparação de lâminas e elaboração de um relatório. Bem-sucedido, o trabalho possibilitou o recebimento de novos exemplares do Foldscope e o professor e alunos foram referenciados pelos desenvolvedores da tecnologia para outros projetos na Ásia.

Créditos da imagem: Reprodução / Facebook Conector Ciência

Fontes:
http://porvir.org/microscopico-de-papel-aumenta-interesse-pela-ciencia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *